segunda-feira, 29 de março de 2010

(meu) Tudo de Blog


Vocês sabem que eu não me conformei nem me conformo com o fim do Tudo de Blog, não é? Pois então. Há algumas semanas, comprei a Capricho 1091 e fiquei extremamente revoltado com a nota minúscula que saiu no Oi da Editora sobre o fim do TDB; Fui logo conferir se o substituto do TDB, o CaprichoFic, estava à altura. QUEBREI A CARA. Contar história, todo mundo conta. Expressar opinião sobre temas sérios, inteligentes e cômicos é que é pra quem pode. O Tudo de Blog era melhor, sem dúvida alguma. Essa foi a deixa pra eu começar a articular minha vingança justiça, minha própra justiça. Convoquei as ex-tudodebloguetes Tayane Scott e Vanessa Bittencourt, grandes amigas e blogueiras, para fazerem uma parceria comigo em meu próprio Tudo de Blog. Elas toparam e o resultado você confere logo abaixo!

[Observação: qualquer expressão dita aqui não tem relação alguma com o Tudo de Blog original. Nada aqui será levado à sério, ok? Este post é apenas uma brincadeira.]

*** 

Tudo de Blog                  Edição: Tiêgo Alencar


Críticas S.A
Blogueiros discutem o propósito das críticas em suas vidas.

Nome: Vanessa Bittencourt
Idade: 21 anos

A lente da crítica

Admito que sou uma pessoa que exige muito de si mesma e dos outros. Não tenho medo nem de ouvir críticas, nem de criticar, pois acredito que as críticas podem semear dentro de nós a vontade de melhorar e de crescer. Ok, muita gente pega pesado quando resolve criticar os outros. A lente da crítica que cada um de nós coloca diante dos olhos precisa estar sempre limpa e brilhante, pois só assim temos alguma chance de escapar do risco de cometer injustiças. Para uma crítica ser boa, ela deve ser feita com jeitinho! Uma crítica é interessante quando combina com colaboração e não com humilhação! E se por acaso você for o alvo da lente crítica de alguém, não deixe que isso abale suas estruturas! Até a crítica mais dolorosa pode ser transformada em garra poderosa o suficiente para te ajudar a dar a volta por cima!






Nome: Tayane Scott
Idade: 22 anos
Blog: http://tayanando.blogspot.com
 
Questão de verbo

Criticar é o passatempo preferido de dez em cada dez seres humanos. É impressionante, mas ninguém está satisfeito com nada que o outro faça ou apresente. Há sempre um defeitinho aqui ou um ponto ali que poderia ser melhor, que poderia ser mexido. E nem me venha com histórias de críticas construtivas. Quando a gente quer que alguém ou algo cresça, mude, aprenda, exaltamos os pontos fortes que devem ser mantidos e, como quem não quer nada, sugerimos que pontos fracos sejam eliminados ou consertados da melhor maneira possível. O que quero dizer é simples: existe uma enorme diferença entre o criticar e o apontar, sugerir que não pode ser ignorada. Portanto, da próxima vez que for criticar alguém, repense! O jeito e o verbo certo faz toda a diferença.





Nome: Tiêgo Alencar
Idade: 15 anos
Blog: http://apseudociencia.blogspot.com

Eu critico, tu criticas, ele critica

Não serei hipócrita em dizer que não critico ou critiquei alguém. Um simples gesto, como falar alto, é o suficiente para eu começar a falar dos pobres, sem nem dar chance para eles se defenderem. Eu sei, pode vir com quatro, cinco, seis pedras na mão; mas de uma coisa você não pode discordar: criticar é um ato natural e inevitável. Não há como escapar dos comentários, maldosos ou não, das pessoas. As críticas servem para aperfeiçoar nossas qualidades, deletar nossos defeitos, e inflar nossos egos, no caso de críticas boas, ou murchá-los, no caso das más. Porém, crítica é crítica e só ajuda quando estamos dispostos (mesmo) à acatá-las. Pelo contrário, pode haver tal reviravolta dentro da gente que somos capazes de perder a linha e partir para coisas piores, como a agressão física, para resolver a bendita crítica. Afinal, aqui vale um ditado antigo, passado de geração em geração e que, infelizmente, é realidade: escreveu, não leu, o pau comeu.



*--*--*--*--*

Bem, eu fiz a minha parte. Façam a de vocês comentando e dizendo o que acharam!
E só pra constar, ganhei em terceiro lugar no Blorkutando junto com a Marie Amorim, que é mara, e tô numa turbulência terrível. Escola, amigos, amores, tudo! Posso até deixar esse universo de lado por alguns tempos, mas só por alguns tempos! Não vou garantir nada, ok?

Ah, e obrigado às gatíssimas que me deram a maior moral nessa empreitada! Valeu mesmo, cats!

Beijos, abraços e até a próxima!

11 pseudocomentaram:

Erica Ferro disse...

Haha...
Gostei dessa ideia, rs.
Vão colocar pra frente, desenvolver melhor? ;)

Beijo, Tiêgo.

Nayra sertori disse...

gostei !
te seguindo, me segue ?
http://sonhandodesaltoalto.blogspot.com/

bjs :*

Mel disse...

Que idéia ein? A-DO-REI! Muito criativo diferente, o seu tudo de blog!! Os textos ficaram ótimos, beijos

Taw disse...

Hum... crítica é algo que depende muito do ponto de vista e das regras individuais e do ambiente... o que consegue criticar sem quebrar o mínimo de regras possíveis torna-se um bom crítico, na minha opinião.

Josefa Maria disse...

por isso adoro vc! vc não desiste!
acheeei demais sua idéia!!

^^

sucesso!

Jade disse...

Ah, a Capricho virou uma b*. Fiquei tão abalada com o fim do TDB que dei uma sumida bonita né? =/
Mas agora estou voltando aos poucos, recuperando o tempo perdido! Só não gostei de não ter sido chamaaada! TT-TT
okdoskdoskdoskdoskdoskdoskdoskds
Adoro o blog querido, você tem um grande potencial! =D


Beeijos!

Carla Rosenvelt disse...

Criticar é uma arte.
"A crítica pela crítica."
---
Sobre o teu comentário no meu blog:
É meio verdade quando dizes que revoltinhas interiores não valem a pena. Acontece que temos que pensar também que são essas somas e subtrações de valores que nos fazem mudar, e mudar é crescer!
Obrigada pela tua opinião e crítica.
Voltei sempre que sentir vontade.
Vê se não some. Beijo.

Vanessa disse...

Tiêgo, o post ficou ótimo! Adorei ver meu texto aqui! Valeu pelo convite!

(www.caixinhadeopinioes.zip.net)

Belisa Cardoso disse...

Pena que a crítica seja usada de modo incorreto.Então,devemos empregr o modo correto,para que a integridade da pessoa que se está criticando.
Adorei!Pena,pelo fim do TDB!
Continue assim!!

bejocas

Belisa Cardoso disse...

Pena que a crítica seja usada de modo incorreto.Então,devemos empregr o modo correto,para que a integridade da pessoa que se está criticando.
Adorei!Pena,pelo fim do TDB!
Continue assim!!

bejocas

Júnior Batista disse...

Gostei da Idéia, inclusive eu tenho uma amiga que é ex-tudo de blog, chama-se Gabriela Pagliuca (http://gabi.blog.br) Acho que ela poderá te dar boas dicas e também, quem sabe, possa te ajudar em alguns posts :)
Ela é bem sociável, entre em contato com ela!


Abraços, e boa sorte!