sábado, 26 de junho de 2010

O Primeiro Beijo


Sabe quando você lê certo livro e parece que ele se conecta a você de alguma forma? Pois foi o que aconteceu comigo quando li "O Primeiro Beijo", de Marcia Kupstas. O protagonista, Alex, sofre nas mãos da galera até que Bete, aquela menina estranha que vive sentando na sua frente, lhe entrega um caderno daqueles com milhares de perguntas. Quando ele chega na pergunta "Como foi seu primeiro beijo?", tudo muda de figura e ele passa a viver a pressão de ainda ser BV. Li este livro em minha sétima série, aos doze anos de idade. Pode até soar infantil a minha idade naquela época, mas eu já havia me desenvolvido muito em pouco tempo e já tinha meus um metro e setenta e cinco e a voz grossa típica da puberdade - o que deixava as garotas se perguntando se eu era mesmo BV e normal.

É claro que não vou entrar em detalhes, porque assim o livro perde toda a graça. Mas posso adiantar que é impossível não se identificar com a história, afinal, quem nunca passou pelo dilema de nunca ter beijado? Sem contar que há todo um romance camuflado e tal, o que deixa a trama irresistível e que o beijo, em si, acontece num momento totalmente inesperado. O meu foi assim mesmo. Eu era muito apaixonado por uma garota que nunca me deu a menor importância; nós éramos até amigos. Até que houve uma festa em nossa escola e a amiga dela resolveu ficar comigo. E quando eu menos esperei, o beijo aconteceu. Não vou mentir, foi estranho e nada legal. Talvez pelo fato de que havia muitas pessoas ali, e eu idealizei aquele momento de uma forma totalmente diferente. Eu me recordo como se fosse ontem: assim que cheguei em casa e troquei de roupa, corri pro meu quarto e tirei o "O Primeiro Beijo" de dentro da minha mochila, num ato desesperado e totalmente inesperado, pois já eram mais de meia-noite e minha visão não me permite ler tão tarde assim. Mas li, sem pensar duas vezes, e sem parar um minuto. Encontrei minha situação ali nele e tentei descobrir também se eu era o único a achar o primeiro beijo estranho. E não, não fui o único a pensar deste modo. Surpreendentemente, a maioria dos meus amigos ainda não tinham beijado, o que me confortou muito. Aconselhei o livro para eles, que viram que beijar não passa de um ato normal que todos praticaremos, um dia.

Portanto, fica a dica: para você que já beijou, que nunca beijou, ou pra você que simplesmente quer ler um livro gostoso e saudável, eu indico "O Primeiro Beijo". É marcante, a história é linda e eu garanto que está longe daquela linguagem formal que dá sono. Apaixonante, intenso e incrível: os ingredientes que fazem com que um livro seja considerado, no mínimo, bom. E "O Primeiro Beijo" é isso e muito mais, podem ter certeza!



Pauta para o How Deal - 7ª Edição: Qual é o seu livro favorito?

[PS: Aproveitando esse embalo de dicas e tudo o mais, recomendo também de Marcia Kupstas o livro "Histórias da Turma" e "O Clube do Beijo". São ótimos, sempre leio os dois!]

[PS²: Daqui a pouco postarei de novo. Maratona de postagens acumuladas, a gente vê por aqui.]

4 pseudocomentaram:

Italo Stauffenberg disse...

TiÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊEÊgo, eu não acredito que vc pensa isso!

Eu sou louco para passar em Jornalismo e tu quer fazer Letras?

Eu passei pra Letras com especialização em Francês pro Piauí mas eu não quiz no Enem passado.

Nesse de agora passei pra Turismo e Ciências Imobiliárias!

Mas eu ainda passo pra jornalismo!

Sorte cara, se vc passou dessa vez passará na próxima!

Volte sempre!

Felipe disse...

Gostei do texto. Beijar nunca é demais. Ele é bom e faz bem pra saúde.
Vou indicar um livro também hehehehehe.
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva. Se eu não me engano é a história do próprio autor.

Mariana Amorim disse...

Ah nós meninas também idealizamos o primeiro beijo. O meu foi muito bom e inesquecível. Sobre o livro acho legal pois parece esclarecer as dúvidas cruéis que antecedem o primeiro beijo.
:D

Jeniffer Yara disse...

Ahh amo dicas de novos livros! E ahh muuito obrigado mesmo pela dica do vestibular! Como você sabe o nome das facul's daqui?! hehe Vou fazer isso meso! Muuito obrigado! *-*
Ótimo post,espero que ganhe!

Bjs!