sábado, 14 de agosto de 2010

Amo meu amigo: e agora?


Há alguns dias, um amigo confessou à mim que estava apaixonado por uma amiga em comum. Até aí, tudo bem. O que complicou a história foi o velho receio de acabar com a amizade caso falasse e ela recusasse o pedido. Por ter passado por esta situação inúmeras vezes, posso afirmar com toda a certeza do mundo que é muito melhor falar do que ficar com a dúvida entalada na garganta, prestes a te romper em mil pedaços se não colocar toda esta verdade pra fora. O pior é que os problemas não acabam por aí, não.

Ainda tem o fato de que a timidez atrapalha tudo quando somos fisgados (expressão de mil novecentos e bolinhas) pelos nossos amigos, mesmo sem eles saberem. Anos, dias, meses de convivência, risadas, intimidade e confiança simplesmente somem quando aquela pessoa chega e definitivamente arrebata nossos corações. Timidez. Como é que dá pra entender a timidez com alguém em que temos confiança, intimidade e tudo o mais? Para onde vão os anos, dias e meses de convivência? Não faço a menor ideia. Só sei que o medo toma conta de nós quando o amigo que tanto gostamos nos dirige a palavra. Um 'oi' já se torna um furacão de felicidade e 'vamos sair?' é um convite ao paraíso. A ilusão de que tudo dará certo chega a ser um vício. A sensação de estar com seu amigo supera tudo e todos. A felicidade pelo sorriso dele chega a dar vontade de chorar de emoção (tá, exagerei).

Só acho que devamos ser um pouquinho mais confiantes em nós mesmos ao invés de ficar sonhando com você e seu amigo na praia deserta, porque atitudes constituem o ser humano. É preciso ter confiança em si próprio, porque você já ama. E deve demonsntrar este amor, por mais doloroso que seja levar um 'não' desestruturador. Amar um amigo é apenas amar uma pessoa. A condição de amigo aumenta o perigo da declaração, tá, eu sei. Que é difícil chegar e falar pra alguém que você está apaixonado, eu também sei. Mas acima de tudo, isso tudo é amar. Existe coisa mais linda do que essa? Não, não existe. E vale sim a pena dar a cara a tapa por quem você gosta, seja lá quem for. Admita o sentimento e faça dele seu aliado.

É apenas uma questão de acreditar.

***
UPDATE: Eu ia postar uma coisa bem bombástica. E aí eu perdi a folha em que tinha escrito o texto :O Quase infartei! Mas acredito que até terça-feira eu já tenha um tema polêmico de novo pra agitar vocês. Eu não gostei muito do texto aí de cima, foi mais pra complementar o que a Luly tinha dito no blog dela, sobre a mesma coisa, só que de maneira muito mais linda e romântica do que a minha. CORRÃO pro blog dela, ela é diva e merece! Até logo mais, leitores lindos e atenciosos!

21 pseudocomentaram:

Italo Stauffenberg disse...

Aiaiaia... Legal isso ae que vc escreveu parente!

Que bom que gosto da Elihana elias do raul Gil, ela é linda!

Acaso tu é seguidor da @cleycianne?

Falou quase igual a ela no twitter!

Senti um medo! Essa Cleycianne é do demônio!

ueeuheuheuheuehue'

Abração.

Natália disse...

ah cara, se apaixonar e ficar com medo de falar é praticamente ou é com certeza viver um amor platônico, sofrer. não podemos ficar perdendo a oportunidade de viver um grande amor. temos que tomar coragem abrir a boca e falar tudo o que sentimos, se não nunca irão saber e ficaremos sofrendo de véspera que nem peru no natal. beijo

Nath disse...

Se apaixonar por um amigo é realmente bem complexo
Mas,você tem razão, falar é sempre a melhor opção.Se a pessoa deixar a amizade de lado, não vale a pena mesmo um(a) amigo(a) assim.

Buba. disse...

Não estou acreditando que o assunto do seu texto foi esse! Você é o que, vidente? haha Estou passando por isso, e está sendo super complicado, ainda mais que a minha auto-estima perto dele cai muiito, porque ele é muito bonito e tal. E, sei lá. Tenho esse super medo de o perder, mas não por ele parar de falar comigo quando descobrir, mas de eu receber um não e ficar com vergonha de continuar igual com ele. Ai ai, vida... hahaha Beijos, adoro seu blog.

A!!ªN disse...

você falou quase tudo o que eu penso, e olha que já vi muito isso acontecer, com medo de perder a amizade meu amigo não quis namorar com minha amiga e tals, mas ele vive arrependido, agora ela namora outro e ele ta saido com outra garota mas percebo que os dois se gostam, não sei se devo me meter como cupido (já tentei + não foi sucesso kkk) essa situação ta muito difícil, é que muita coisa aconteceu também... ah sei lá, o que você faria?

Italo Stauffenberg disse...

Tiêgo, posso não te conhecer pessoalmente mais sei que DEUS tem um propósito para tua vida? Pq? Pq Ele tem esse próposito para todos nós. Não aches que não terás mais chances com Ele. Ele sempre estará lá, te aguardando, é só vc ir na fonte: Jesus. Ele sabe o que é melhor para nós.

Grande abraço parente! E para de ler o que a louca da @Cleycianne escreve!

#HanaMacantaravaSuya!

Se não parar eu chamo o Katylene pra te bater!

UHEUEHUEHUEHEUEHUEHUE'

#EuRiMilLitros

@_jotaerre disse...

Heeey! :)
Achei lindinho seu texto, só faltou umas dicas de auto-ajuda, hahah.
Bom, isso para você não deve ser o menor problema, não é, Mr. Cara de Pau (não me entenda mal, eu admiro isso).
Quando estou apaixonado me torno a pessoa mais idiota que conheço, falo, falo, falo e não consigo disfarçar de jeito nenhum.

Gostei do texto, escreva mais! :)

Anônimo disse...

Nossa, falo oq eu tava precisando ouvir :)

Anônimo disse...

eu amo meu melhor amigo , isso me ajudou a pensar um pouco mais.

Anônimo disse...

eu achei muito legal esse blog,porque amo meu amigo de verdade como eu nunca amei em toda minha vida,só que eu tenho um pouco de vergonha dele,pois é o garanhao do colegio,e nao falv mas comigo.nao o que faço para pelo menos,ter aminha amizade

Anônimo disse...

eu amo meu melhor amigo nao sei como chegar nele

Anônimo disse...

amar é sempre bom...amar a um amigo é maravilhoso, mais ainda qundo se é correspondido.Amizade nao acaba com o amor desde que voce nao entre nessa de posse,ciume exagerado, do "é meu, é do meu jeito"...cuide do amor, o amor é delicado,generoso, leve, tranquilo, alegre,virtuoso...ame e seja amado.

Anônimo disse...

amar é sempre bom...amar a um amigo é maravilhoso, mais ainda qundo se é correspondido.Amizade nao acaba com o amor desde que voce nao entre nessa de posse,ciume exagerado, do "é meu, é do meu jeito"...cuide do amor, o amor é delicado,generoso, leve, tranquilo, alegre,virtuoso...ame e seja amado.

Anônimo disse...

Estou apaixonada pelo meu amigo, mas é o seguinte tenho 17 anos e ele 15 e ele ja ficou com minha melhor amiga não tenho coragem de me declarar mais vou pensar um pouco agora...

Anônimo disse...

ahhh tenho medo de falar com ele ,amigos dele me falaram q gosta de mim e nao tem coragem de me falar oq faço ?

Anônimo disse...

ohh tou passando pela msm coisa ... eu peguei intimidade com esse carinha justamente porque tinha vontade de ficar com ele , ele começou se aproximar de mim e daíi nasceu uma amizade verdadeira ai deixeii esta historia de ficar com ele de mão nossa amizade tem mais de 3 anos e e a uns 4 meses ele termibou com a namorada dele que é minha amiga e ele começou me olhar com outros olhos eu descobrir que amo ele mais que tudo e to morrendo de mendo de contar td pra ele com medo que nossa amizade se acabe ele é apessoa mais especial que tenho na minha vida morro de medo de perde ele por isso prefiro sofrer calada que perde ele , assim vou seguir minha vida ao lado dele como amiga para que nossa amizade nunca acabe .....
mais vouuu continuar amando eleee...

lara almeida disse...

o texto anterior foii eu que escrevir e tou desesperada sem saber o que fazer vc acha que estou certa em sofrer calada pra não perde a amizde dele ....
preciso de ajuda...
abraços ;)

Anônimo disse...

Também amei muito um amigo. Éramos cumplices, parceiros, amigos... Mas ai ele entrou em um grupo e começou a se afastar de mim; fiquei muito sentida. Comecei a brigar e cobrar muito a nossa amizade.Ele ficou cada vez mais distante. Mas sempre voltávamos a conversar, até que o dia que começou a namorar. Fiquei arrasada; e disse que não podia mais ser a amiga dele. Discutimos por dias pq ele queria manter a amizade e eu não. Hoje nao nos falamos mais e existe um clima estranho entre nós. Arrependi-me muito por ter me afastado porque existe sentimento. Hoje tento não ir mais nos lugares que ele vai. Para não me magoar mais.

Felipe K disse...

Sabe, estou passando por uma situação que é ao contrario do seu poema.encontrei a irmã de um amigo,depois de muitos anos, e começamos a nos falar, por msn, e mail, telefone.,até que um dia ela me convidou air em Curitiba, passar o fim de semana na casa dela.Peguei um avião de POA e fui.depois de um mes, ela veio a POA e ficou na minha casa, e nos envolvemos de novo.Foi intenso novamente! porém, com o pasar dos meses eu a sentia como uma amiga, e as nossas conversas já não tinham o mesmo conteudo. aos poucos me afastei, pois não queria mesma coisa que ela.No ultimo fim de semana eu estava em POA e \ vi on line, ela tb estava em POA. Então a convidei para jantar e ela me perguntou pq? respondi que queria jantar com uma amiga, maela me respondeu: não te quero como amigo apenas, ams se for assim, então quero uma amizade à distancia!! e desde então, procurei não chamá-la quando ela esta on line. vai explicar os sentimentos....! Felipe K

flaviatira disse...

Rsrsrs... só orando pra deus dar vitória!!! Só Jesus!!!

Anônimo disse...

Owww to na msm situação, o problema é q meu amigo ta afim de uma menina mt linda e ele fica me colocando entre os dois pra ver se eu ajudo e o q eu faço? Claro que ajudo! Ele é mt fofo e a nossa amizade é mt verdadeira ele me conta tudo q se possa imaginar e eu apenas ouço, mas tento aproveitar cada toque, cada abraço, cada beijo q ele me da pra q tudo isso compense o q eu sinto por ele. N sei o q fazer ele é mt lindo e eu n sou nada perto dele, entao acho q prefiro sofrer a contar pra ele pq ele é uma pessoa mt importante pra mim demais! N sei o q faço