terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Paciência

FOTO: Espírito do Relógio


Por incrível que pareça, eu sou paciente.
Muitos dizem que a paciência é uma virtude. E eu confio nesse julgamento. Já outros preferem taxar a 'virtude' de "coisa para perdedores". E eu ainda procuro, sinceramente, um fundamento para este julgamento.

Há alguns dias atrás, conversando com uma amiga no MSN, ela me disse que não suportava mais esperar pelo namorado, que fez intercâmbio para a Austrália em novembro do ano passado e só chega em abril. Mesmo ela o amando e tudo, ela não aguentaria esperar mais, que era uma perda de tempo ser paciente e tudo o mais que as pessoas com raiva falam. Claro que eu a aconselhei a esperar e tudo, mas não sei se ela me ouviu. Lembro que nesse dia eu havia esperado muito por algo que não aconteceu e que não vem ao caso citar. Mas ao invés de eu estar louco de raiva, revoltado com o mundo, não. Continuo esperando este fato acontecer até agora. Não tenho pressa pra nada, porque sei que não vale a pena querer que tudo aconteça na hora em que menos for conveniente. Destino tem dessas, meus caros. As coisas acontecem porque ele quer. E a paciência é sua superaliada. E ainda tem gente que me chama de louco por esperar tanto por coisas que nem sei se acontecerão mesmo.

Por exemplo, quando comecei este blog, em julho de 2009, eu já estava no auge de uma paixão daquelas arrebatadoras, que inclusive me inspiraram em vários textos. Eu amava a Isadora mais do que um monte de coisas. E mesmo sabendo que ela nunca ficaria comigo, aguardei por um ano e nove meses antes de partir pra outra e tentar ser um pouco mais feliz. Porém, diferente do pensamento da maioria das pessoas, a paciência nesse caso não se esgotou. O bom senso é que falou mais alto. A necessidade de tentar ser feliz com outra pessoa que me fez desistir da Isa. E não a falta de paciência. Mas o que eu quero dizer com tudo isso não é para nenhum de vocês morrer de esperar por uma pessoa que não vai amá-los, tampouco aguardar pelo impossível. É bom ser paciente, sem sombra de dúvidas. Mas vamos começar a distinguir paciência de outras coisas, como o bom senso que citei acima. Uma coisa é você esperar porque quer. Outra é esperar porque precisa. Vejam bem, é diferente. Bem diferente, por sinal.

Eu sou paciente por opção. Gosto dos fatos na hora em que acontecem. Sou ansioso, confesso. Mas sei esperar. Nunca fiz uma loucura por algo que eu pretendi que chegasse logo. Aconselho aos meus leitores lindos e divos a ter um pouquinho mais de paciência em suas vidas. Você não perde absolutamente nada com isso. E melhor, ainda acaba tendo como bônus servir como referência de pessoa para os demais. A minha amiga do namorado intercambista já cansou de dizer que eu sou o melhor amigo do mundo e que sou um exemplo de pessoa paciente. E eu posso garantir que isso deixa claro o mais negro dos dias.


***
Oi, seus lindos!
Eu demorei, mas vim com algo a acrescentar na vida de vocês. Tudo bem que eu não estou numa fase muito boa pra dar conselhos, mas eu garanto que ser paciente tá sendo uma mão na roda pra mim. Eu terei que esperar por muita coisa e se não fosse isso, já teria pirado. MAZENFIM, paciência como muita coisa na vida tem limite. Só que a minha tá longe de ultrapassar os que eu impus. hahaha
A dor de dente não passou :/ Ainda sinto muita dor no meu dente "dos cisnes" e agora tá inchando. Quem me acompanha no Twitter sabe o quanto eu tô sofrendo com essa dor. Desejem-me melhoras, please? Fico melhor só de ler os comentários ;)

Ah, última informação: logo logo responderei aos comentários. Minha internet pra variar está péssima. Espero que minha ausência dos blogs de vocês esteja justificada!
Bem, é isso. A gente se vê logo mais!

Do seu escritor-aspirante,


4 pseudocomentaram:

Vanessa disse...

Eu queria ser uma pessoa paciente. Admiro quem consegue ser. Mas a ansiedade me persegue.

Rúvila Magalhães disse...

Você acabou de descrever onde eu quero chegar: a paciência infinita. Eu ando muito estressada e ansiosa não gosto de esperar e ser obrigada à isso me incomoda de tirar o ar.
Melhoras pra você, dor de dente é um sacooo!

beijos

Jhenni Costa disse...

Eu realmente queria ser uma pessoa mais paciente, acho que finalmente estou conseguindo.

Melhoras pra você, divo!

Leila Ice Girl disse...

Eu sou meio paciente, fico ansiosa,até roer todas as unhas possiveis, até dos pés, mas quando tem que esperar eu espero, enfim, confuso né?