quinta-feira, 21 de abril de 2011

CRÍTICA: “Cordel Encantado, um acerto”

 

Para quem já se acostumou com as histórias nem um pouco atraentes das novelas das seis horas da Rede Globo, é bom começar a rever seus conceitos a partir de agora. Com um enredo no mínimo curioso, Cordel Encantado chegou para mostrar que um reino distante, o sertão nordestino e romances inesperados podem sim construir uma trama gostosa e capaz de prender nossa atenção do início ao fim.

No maior estilo “conto de fadas” adaptado, tudo se passa na pequena cidade de Brogodó, no sertão do nordeste brasileiro. Açucena (personagem de Bianca Bin) é uma jovem sonhadora, apaixonada pelo namorado, Jesuíno (interpretado por Cauã Reymond), e que vive fazendo planos para o futuro com o rapaz. O que ela não sabe é que é uma princesa, filha da majestade do reino de Seráfia, o rei Augusto (vivido por Carmo Dalla Vecchia) e de sua esposa, que acabou falecendo oito meses após dar a luz a Aurora (o nome dado a Açucena pelos pais biológicos). Augusto volta a Brogodó depois de 20 anos, após descobrir que sua filha está viva, prometendo casá-la com o príncipe Felipe (interpretado por Jayme Matarazzo). Só que esta busca não será nada fácil e até o encontro entre pai e filha, muita coisa pode acontecer.

A novela escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid conta com um elenco sensacional, digno de novela das oito, do qual vale destacar os nomes de Débora Bloch, Mateus Nachtergaele, Heloísa Perissé e Berta Loran. Além disso, os recursos visuais utilizados para a captação das imagens são de extrema qualidade, como podemos perceber a todo momento nos cenários fantásticos, tanto no sertão de Brogodó quanto no reino de Seráfia. A técnica vocal dos atores do núcleo nordestino da trama também chegam a surpreender. Inclusive os atores recém saídos da novela Passione Cauã Reymond, Bianca Bin e Bruno Gagliasso estão fazendo um trabalho incrível – e cheguei até a achar que teria sido um erro os três nos papéis principais de Cordel Encantado, uma vez que não tinha conhecimento do tamanho do potencial do trio.

Portanto, fica a dica: Cordel Encantado tem elementos perfeitos para ser uma novela de sucesso. A audiência da novela chegou a bater os 27 pontos de audiência por vários dias seguidos. Com tudo isso, recomendo sim assisti-la; cultura, emoção e diversão reunidas numa novela só não é todo dia que se tem a oportunidade de ver. E garanto que há anos não se via uma novela de época tão boa de se acompanhar, desde Alma Gêmea. É a Globo mostrando que ainda é capaz de nos tirar o fôlego com tramas boas, saudáveis e capazes de entreter o público sem apelações.

6 pseudocomentaram:

Nati disse...

As novelas e programas de hoje em dia não são mais iguais as de antigamente. Álias, muita coisa não é mais igual a antigamente.

Beijo

Babizinha disse...

Pensei que você fosse criticar devido à chamada que fez ontem pelo twitter. E já pensei que você ia achar algum defeito nela, sério. Também estou me surpreendendo com o pouco que consigo assistir, porque é de um encanto sem fim. Sem falar com os atores e atrizes trabalhando tão bem. Segundo acerto em menos de um ano, Tititi e Cordel Encantado.

Beijos, moço.

Jeniffer Yara disse...

Ahh eu só vi um capítulo da novela,e achei bem legal mesmo,até meu professor de história recomendou para os alunos.A novela envolve cultura e diversão mesmo,vou procurar ver sim \o/

Beijos

Laís Pâmela disse...

Tiêgo, lindo! Eu que não gosto nem um pouco de novelas, juro, essa novela me encantou desde o princípio. Ela é fantástica. Adorei a dica!
Beijo. Feliz Páscoa.

Rodrigo disse...

Isso é, viu.
por mais que algumas pessoas -até mesmo eu- critiquem a tv aberta, tenho que admitir que a rede globo acerta em algumas das suas novelas e minisséries, como por exemplo amor em 4 atos, divã, e outras, certo que novela, novela mesmo são poucas que tem algum bom proveito, mas ainda existem outras muito boas como chocolate com pimenta, foi uma que gostei bastante.
ok, haha, parei.
beleza aqui, gostei!
abraço grande.

Peterson disse...

Gostei da crítica e concordo com quase tudo o que foi dito, exceto os números de audiência.
Até hoje, a novela registrou 27 pontos somente no dia 19/04.
Um abraço.