domingo, 2 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010.

Como é de praxe, sempre faço minhas retrospectivas alguns dias antes do ano novo. Porém, acho que foi trabalho de macumba pro meu lado: perdi as três folhas que gastei rascunhando a retrospectiva. ENFIM, de ontem pra hoje recomecei a escrevê-la toda, pra vocês terem uma ideia da minha disposição. Foram umas dez horas pra lembrar de tudo, mas consegui e cá estou, pra contar pra vocês como foi meu 2010 e as minhas expectativas pra 2011! Vem comigo e se joga na retrospectiva (dividida em três partes, como no ano passado: retrospectiva em si, resoluções de ano novo e a despedida final de 2010.)!


- Retrospectiva 2010

Comecei 2010 com um pensamento bem angustiante: seria o fim de um ciclo. Eu terminaria o ensino médio e não só ele, como minha educação escolar básica. Os quinze anos que carregava nas costas começaram a pesar. Não vou mentir, senti medo. Eu chegaria ao fim de tudo aquilo com dezesseis anos e nada preparado pra vida. Mil dúvidas vieram à minha cabeça e aquela pressão toda pra eu crescer de uma vez tomava conta de mim. Meus familiares já começavam a cobrar a questão do vestibular mas eu não estava nem aí. Queria passar de ano na escola que em 2011 eu veria essa história de vestibular com mais detalhes. Chegou o período escolar, consolidei amizades que jamais pensei que fosse firmar, enfrentei matérias que não pensei que fossem estar tão difíceis (aka FÍSICA E HISTÓRIA) e me decepcionei bastante com pessoas que se diziam amigas minhas. Mas isso eu prefiro esquecer até porque coisa ruim fica no passado. Aquela sensação de perda que eu senti logo no início do ano foi se perdendo no decorrer dos outros meses, enquanto outra coisa me cutucava os pensamentos: minha sexualidade. Prometi pra mim mesmo que iria decidir isso de uma vez por todas e acabei de enrolando ainda mais. Quebrei essa promessa, porque é impossível lidar com algo muito mais forte do que eu - e tão mais instável do que eu também, diga-se de passagem. Fui rebelde, um pouco birrento e MUITO nervosinho pra tudo nesse ano, preciso confessar. Pela primeira vez em muito tempo, pude relaxar nas férias. Meu aniversário de dezesseis anos foi um dos melhores que já tive - amigos, família, tudo foi conspirado pra que desse certo. E mais do que em qualquer outro ano, em 2010 eu tive a honra de amadurecer. São dezesseis anos, apenas - que mais parecem uma eternidade.
Tive muitas surpresas maravilhosas em 2010, que dentre as quais vale destacar: meu PC em casa com internet, almejado por tanto tempo; a descoberta de vários cantores e bandas e livros novos; amores reprimidos que se tornaram verdade, mesmo que por um período curtíssimo de tempo; amizades inesperadas; o vício compulsivo por Twitter; a fluência muito adiantada em francês e também tive, no penúltimo dia do ano, a notícia de que havia passado no vestibular. Pra quem já passou por isso, sabe que é a sensação mais retardada do mundo. E mesmo mesclando tudo que é vontade, não deixa de ser boa. Ver meu nome naquela lista foi a maior surpresa do ano. Vocês acompanharam o meu drama desde que prestei a prova vergonhosa do ENEM, disse que não ia passar, que ia me ferrar, que quem tinha feito cursinho ia me dar uma surra na hora do 'fight' e mimimi. TAÍ, botei pra rachar. Deixei pra trás 220 candidatos que poderiam estar muito mais preparados do que eu, e que acabaram quebrando a cara. Fora meus amigos que se mataram na rotina assassina 'escola-cursinho' que também não conteram a frustração ao verem que eu, que não fiz nada de cursinho nem me preparei pra nada, acabei passando. Mas vou parar de falar de vestibular porque sei que se fosse fazer tudo de novo, não ia conseguir êxito. Fiz tudo com a maior tranquilidade e acho que esse foi o segredo pro sucesso (frase clichê essa magina?!?!?!).
Na internet, mais específicamente em termos 'bloguísticos', qual não foi minha surpresa ao ver que ganhei em primeiro lugar na primeira semana de 2010 do Blorkutando! Essa vitória, que considero uma das maiores, foi apenas a primeira de dezessete que seguiram-se por todo o ano. Fui destaque por duas vezes (janeiro e agosto) e ainda arrasei numa entrevista que dei pra Yasmin, dona do Blorkutando e do blog Heute und Immer, no blog Cosmopolitan Ice. Um dos ápices do meu blog neste ano. Neste ano, diferente do ano passado, em nenhum momento me passou pela cabeça deletá-lo ou coisa do tipo. Tô muito feliz com as conquistas da minha falsa ciência tão querida e amada por mim e por alguns de vocês, que se acostumaram com meus devaneios, minhas loucuras, minhas crônicas e meus momentos.
E como eu não poderia deixar de fora, tenho muitos agradecimentos a fazer. Em primeiro lugar, DEUS, porque me manteve vivo por mais um ano. Em segundo, família: porque vocês me suportaram quando eu estava prestes a ter um ataque e me acompanharam sempre que puderam. Em terceiro, amigos, que eu tenho orgulho de chamar de amigos: Bárbara, minha branquela que amo tanto; Brenda Medeiros, a melhor amiga que alguém pode ter; Kaléo, meu melhor amigo, que apareceu este ano em minha vida pra não sair nunca mais - e que me levou a uma rockada. hahaha -;Willian Leite, o policial do Bope que tanto me transpassou segurança e que eu tive a honra de considerar meu amigo; Débora, Mel, Letícia Sêcco, Laura C. Viana, João Carlos, Jacy Neto, não sei o que dizer a vocês por terem me acolhido e me permitido participar de um grupo tão genial e incrível; Mayara e Renata, que mudaram de escola mas não saíram do meu coração; Sandra, minha fiel amiga nas horas - tardias - da noite em que eu não podia pedir socorro a ninguém; Isadora, que tanto me fez rir e que me fez admirá-la pelo que é; Jeanne, pelo exemplo de garota que é; Gwen Mignot, que parou de trocar cartas comigo mas continua um amor e Lays Aires, que tanto me suportou por carta (teria muito mais pra falar, mas não conseguiria. Já chorei que só escrevendo isso.).  Em quarto lugar, à vocês, meus fiéis leitores lindos e divos que eu jamais iria esquecer de citar e que, ao longo do tempo, acabaram ganhando a minha amizade: Tay Scott, Erica Ferro, Vanessa Bittencourt, Jeniffer Yara, Joabe Nunes (os veteranos) e os novatos mais do que maravilhosos, James Pimentel, Italo Stauffenberg, Natália Souza, Natália Rosa, Natália Santos, Fran Nery, Felipe Goulart, Ceres e Júnior Batista (o homem da minha vida, tchau): MUITO OBRIGADO por alimentarem a minha fome de escrever com tantos elogios e por participarem da minha vida bloguística tão ativamente. VOCÊS SÃO INCRÍVEIS!
2010 foi um ano fabuloso. Não tive do que reclamar. E espero que 2011 mantenha esse mesmo ritmo. Minha vida de universitário vai ter início, terei que mesclar isso com as postagens aqui no blog e muitas outros desafios virão. Vou conseguir driblar todos! Quem persevera, SEMPRE alcança!


Bora pras resoluções de ano novo QUE SÃO MAIS INTERESSANTES?

***

 - Resoluções de ano-novo.



Ano passado, essa foi a minha lista de resoluções - as riscadas foram cumpridas e comentadas:


1- Passar no vestibular da UNIFAP ( Universidade Federal do Amapá ) para Letras ou no da UEAP ( Universidade Estadual do Amapá ) para Tecnologia em Design (cumprido pela metade. Falta saber se passei no da Unifap!)
2- Manter, enfim, este blog até o fim dos tempos - #exagerado ; (não mantive até o fim dos tempos, mas mantive até agora, então dei como cumprida)
3- Entrar para o Tudo de Blog 2010 após duas tentativas frustradas e ser publicado junto com a Tayane Scott e com a Vanessa Bittencourt - que por sinal é uma ótima blogueira e muito carinhosa ; (resolução lascada. Acabou o TDB em fevereiro de 2010.)
4- Juntar dinheiro e dar a tão sonhada entrada em meu notebook, porque não aguento mais as lan houses - e a dependência da sorte; (não cumprida porque comprei meu celular e tive MUITOS imprevistos.)
5- Conhecer alguém famoso; (preciso nem comentar, né? Mal falei com uns e outros pelo Twitter!)
6- Iniciar minhas aulas de canto e piano - vai que eu estouro que nem uma modinha e viro capa da Capricho? (não cumprida por falta de tempo.)
7- Viajar! Porque eu nunca saí do Amapá e quero muito dar uns loops por aí; (não cumprida porque não teve como uma viagem se encaixar nos meus planos)
8- Parar de reclamar tanto da vida; (cumprida com êxito! Não só parei de reclamar como parei de roer as unhas. haha)
9- Namorar sério e não fraquejar; (pfff. NINGUÉM ME QUER TCHAU)
10- Não perder por nada desse mundo a estreia de Eclipse; (não só perdi a de Eclipse como me fodi e perdi a de HP7 parte um.)
11- Comprar toda a série de Gossip Girl e sua derivada, Garota Problema; (cumprida pela metade. Só GG foi adquirida.)
12- Levar uma vida mais simples, já que eu por natureza sou um furacão; (cumprida com êxito. Meu fogo apagou automaticamente.)
13- Assistir pela centésima vez todas as temporadas de One Three Hill e, enfim, ver GG e The Vampire Diaries na TV; (não cumprida porque minha internet não me deixou baixar. E porque a amiga que tinha One Three Hill foi embora pra Manaus :X)
14- Completar mais um ano de vida e
15- Multiplicar por 2010 todas as boas sensações e emoções vividas em 2009 (! Cumpridas com muito êxito!)
Agora vamos às dez (só isso, e nada mais) resoluções pra 2011:
1- Conseguir conciliar a vida de universitário com a vida internáutica;
2- Ganhar/comprar meu notebook, instrumento ESSENCIAL pra quem vai cursar Design ou qualquer outra coisa;
3- Sair mais;
4- Continuar mantendo contato com meus amigos, mesmo estando na universidade;
5- Viajar!
6- Aperfeiçoar-me ainda mais em francês, pois posso ir para um intercâmbio no final do ano;
7- Absorver o máximo de conhecimento possível;
8- Começar a malhar/correr pra ficar gostoso e pra ficar com cara de universitário;
9- Concluir todos os meus planos com relação à vida de escritor;
10- Manter a simplicidade e a dignidade de sempre.

Agora é torcer pra que 2011 me ajude a cumprir todas as resoluções! Me ajudem também, ok? Rs

***

- E que venha 2011!
E cá cheguei à última parte da retrospectiva. Ela era muito maior do que isso, mas como sei que nenhum de vocês vai ler tudo, espero que curtam pelo menos algumas partes! Em 2011, queremos muita saúde, muita paz, serenidade, inspiração, FELICIDADE e CORAGEM pra nos manter firmes na luta pela sobrevivência! Que todos vocês sejam abençoados pelo papai do céu! E que este ano reserve muitas surpresas boas e satisfatórias pra cada um de vocês!
MUITO OBRIGADO POR ESTAREM COMIGO EM 2010! SIMBORA VIVER 2011 COM TODO O GÁS!
Eu me despeço por aqui. Entrarei em recesso (olha que chique, risos) por alguns dias, voltarei na sexta-feira provavelmente. Comentem bastante que quando eu voltar será a todo vapor!
Do seu feliz e persistente escritor-aspirante,

11 pseudocomentaram:

Natália disse...

Divo *--* Foi uma surpresa pra mim ser citada na tua retrospectiva. Não gosto muito de metas a serem cumpridas. Listas são como obrigações a serem cumpridas, não gosto muito. Antes fazia também, mas depois fui vendo que não vale a pena escrever o que iremos, queremos, devemos fazer, temos que deixar as coisas acontecerem naturalmente.

Mais um ciclo fechado, cheio de vitórias e experiências adquiridas. Rumo ao próximo. Sorte pra nós, meu bem! Beijo

Allan Penteado disse...

ENORME kkkk, gostei de ler ! pelo jeito você levará muitas coisas boas desse ano velho para 2011, espero que você possa se dar bem na facul, afinal você é um cara inteligente. Sorte na vida Tiêgo!

abrildigital/felipe disse...

Ouwl! Fiquei feliz de aparecer em sua retrospectiva, conheci seu Blog este ano, através da Fran Nery, comecei a ler e acabamos virando "amigos virtuais", como eu ja tinha te dito no Twitter, te desejo tudo de bom, neste novo ano, muito sucesso!
Desejo a você neste ano, muita muitas vitórias!
Abraços! Felicidades!

Italo Stauffenberg disse...

quanta coisa!

fico feliz que tenha me mencionado!

forte abraço, calouro!

Ceres        disse...

Que delícia essa coisa de retrospectiva, não é?
Relembrar de tudo é sempre muito nostálgico, mas sempre muito bom para rever conceitos, atitudes...
Fico feliz por ter conseguido fazer parte da sua retrospectiva, e por você ter terminado ela, eu sou "testemunha" do seu esforço!
Fico mais feliz ainda por todas as suas realizações!
Seja muito feliz nesse nosso ano que se inicia... Viva cada segundo como se fosse o último, e que você construa sua própria sorte, porque isso nunca é demais.
Fique com Deus.

Jeniffer Yara disse...

Ahh que mara sua retrospectiva *.* Digno de um Divo,haha!

Que 2011 seja maravilhoso e muito melhor que 2010 o/

Beijos

Leila Ice Girl disse...

Bom, Tiêgo eu li tudinho sim, e é tão divertido o jeito como vc se expressa, minha cabecinha consegue vizualizar. Adorei ter conhecido o seu blog e parabéns por virar calouro, vc vai se divertir na faculdade, algumas horas vai ter vontade de chutar o balde e nunca mais pisar lá, mas isso passar, ehhe. E eu tbm preciso comprar um notebook aha.

@_jotaerre disse...

Homem da minha vida, adorei saber que tenho participação na sua felicidade.
Gosto muito do seu jeito de escrever, espero que continue assim.
A Faculdade é um mundo maravilhoso a ser descoberto. É muita (MUITA!) correria, você sentirá a diferença. Os professores já não escrevem em lousas, eles só falam, falam, falam e cobram (até mais do que falaram) nas provas. Os trabalhos já não têm 1 mês para entrega, agora são para 1 ou 2 semanas, incluindo leitura de vários livros, muita pesquisa, organização e planejamento. Mas você só tem a aprender e tenho certeza que vai ser um dos melhores da classe. Estudar o que se gosta é um prazer imensurável.
Este graduando em Jornalismo dá as mais que boas vindas a este Graduando em Design.

Seja muito feliz,

Te amo muito.

Boa sorte,

Júh.

Vanessa disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhh, que post lindo! Adoro retrospectivas assim! Vejo que 2010 foi um ano de muito aprendizado em sua vida. Sei que está pronto sim para um 2011 cheio de possibilidades interessantes! E fico muito feliz por ter sido citada no post, pois tenho uma admiração enorme por você!

Jota disse...

Como você ousa passar no vestibular e não me avisa? Como você ousa me chamar de veterano? Como você ousa a fazer um texto tão pequeno desses? Como você ousa a ficar tanto tempo sem falar comigo? Como você ousa ser um amigão de blog assim? Anda, me explica, como ousa?

aiueoaieaeiiaeaie, Deus abençoee \õ

Jeanne Cristina disse...

aaaah que linds, olha eu aí *o*
O prazr e todo meu de ter voc como amigo, meu caro. rs
(L)
Olha thi, parabéns por todas as conquistas, fique sabendo que voc merece CADA uma delas e muito mais que ainda virão por aí.
é. beijos